Antonio Sá da Silva

Consultor Jurídico, Palestrante e Professor.
Doutor e mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal.
Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais.
Professor de Filosofia, Teoria, Ética e Hermenêutica Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.

Produção científica:
Fronteiras do Pensamento Jurídico. Direito e Literatura. Teoria do Ethos Sertanejo e Poesia Oral do Sertão. Cosmopolitismo Jurídico-Político e Ética da Hospitalidade. Educação Jurídica e Teorias da Decisão Jurídica. Decisões Trágicas e Capabilities Approach.

Autores de maior interesse:
Poetas Trágicos – Aristóteles – Martha C. Nussbaum – A. Castanheira Neves.

Biografia

Nascido no sertão da Bahia e criado na roça até os 26 anos, o último entre os treze filhos que seus pais tiveram e ensinaram apenas os próprios ofícios por não haver oferta de ensino no local e nem recursos para enviá-los à cidade, Antonio Sá da Silva teve acesso à escola somente aos 14 anos, mas construiu uma trajetória de sucesso quando teve oportunidade de desenvolver suas capacidades: fez o 1º e o 2º graus na Escola Família Agrícola, uma instituição da Igreja fundada na pedagogia da alternância, tendo se tornado técnico em agropecuária aos 21, bacharel em Direito aos 31 e ingressando de imediato no mestrado, aos 35 já cursava o doutorado e aos 38 anos era aprovado, em 1º lugar, no concurso para professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Recuperando o significado original da consultoria no direito romano (a atividade doutrinária e prático-prudencial do jurisconsulto, que por meio da responsa apontava, tanto às partes como aos juízes que dirigiam a eles uma questão, soluções possíveis para casos aparentemente sem solução) e incorporando a dimensão retórica da justiça que antecede a própria atividade da advocacia, colocamos à disposição de advogados, tribunais, órgãos administrativos, agentes políticos, instituições privados e consulentes individuais, nossos serviços para casos complexos que escapam ao cotidiano das práticas forense e administrativa, demandando uma análise teórica e metodológica mais rigorosa.

República de Leitores

Artes ɛ Direito

Desde Platão, o filósofo que expulsou os poetas de sua cidade ideal, a relação entre literatura, filosofia e justiça é bastante controversa, a mesma coisa se podendo dizer relativamente a outras produções artísticas; o nosso tempo, marcado pela pluralidade e pela diferença, tem suscitado aproximações cada vez mais ambiciosas entre esses saberes, inclusive por parte dos juristas nos campos da teoria do direito, da interpretação jurídica, do ensino jurídico, etc. O diálogo, nada evidente mas bastante plausível, pode ser estimulante desde que nunca feito acriticamente, sendo este o desafio desta República de Leitores ao longo destes anos e cuja produção você está sendo convidado a conhecer e compartilhar.

Instituto da Felicidade

Projetos e Desenvolvimento

A felicidade, de acordo com Aristóteles, é uma atividade, integral e duradoura, da alma de todo vivente; como tal, só pode ser avaliada, como bem-sucedida ou não, ao fim da trajetória de vida de qualquer uma dessas criaturas, já que a plenitude dessa felicidade depende, em parte, do Destino de cada uma delas; deste modo, sendo a boa vida algo que todas as coisas aspiram, exige de nós planejamento e ação, buscando diminuir o risco da surpresa e garantir que todas as nossas capacidades, de ser e de atuar, floresçam adequadamente. O Instituto da Felicidade, com foco na ética clássica ensinada por autores greco-romanos, realiza estudos, desenvolve e reavalia projetos, seja de indivíduos, seja de empresas, organizações da sociedade civil e instituições públicas em geral. Não improvise o cuidado de si, de sua família, profissão, animal, planta, monumento, instituições, etc.; evite o desperdício de capacidades, mire a qualidade de vida e garanta a excelência que é própria de toda criatura, olhando para ela como quem olha para as videiras de Píndaro, o poeta que conhecia bem as potencialidades de sua plantação, mas não subestimava a vulnerabilidade que também lhe era própria, daí que as visse como seres permanentemente à espera de cuidado e atenção.

+ 1

Trabalhos acadêmicos produzidos e publicados no Brasil e no exterior

+ 1

Mais de 140 pareceres emitidos.

+ 1

Bancas de concursos, graduações e pós-graduações.

+ 1

Orientações de doutorado, mestrado, graduação e iniciação científica.

+ 1

Projetos de criação de cursos de pós-graduação, graduação, iniciação científica e extensão.

Depoimentos

Professor Antonio Sá, escreve com muita profundidades cada artigo. Eu não sou da área do direito, mas ao ler cada.um deles, aprendo História Universal. Obrigada por compartilhar comigo suas produções textuais.
Maria Isaura Costa
Leitor
Antônio Sá, como sempre você dá um banho de erudição Fico desajeitado de lhe comentar desta forma coloquial, mas não queria deixar a oportunidade de parabenizar ao amigo. [...] Grande abraço.
Jorge Nóvoa
Leitor
Parabéns, Professor Doutor Antônio, pelo brilhante trabalho! O Brasil precisa de pessoas capazes de mentes brilhantes.
Sérgio Costa
Leitor

Biblioteca

A partir de agora a minha biblioteca também poderá ser a sua!

O objetivo desta funcionalidade é permitir o diálogo com outros pesquisadores, partilhando com eles as informações bibliográficas necessárias à excelência dos nossos trabalhos.

As obras estarão catalogadas por assunto, permitindo que o visitante acesse de imediato os textos disponíveis no acervo de um determinado tema. Quatro dessas categorias espelham a minha própria inclinação acadêmica, deliberamente criadas para organizar os textos que uso com mais frequência em meus estudos.

Leitores e Leitoras

Queremos te ouvir: utilize o e-mail para enviar sugestões e comentários sobre as obras aqui publicadas

Contato e Redes Sociais

Youtube