Graduação em Direito.
CAPÍTULO I: A FILOSOFIA, O DIREITO E A FILOSOFIA DO DIREITO
CAPÍTULO II: A EMERGÊNCIA E O PERCURSO HISTÓRICO DA FILOSOFIA JURÍDICA NO OCIDENTE
2.1. O período greco-romano: do saber mítico-narrativo dos poetas ao saber prático-prudencial dos jurisconsultos romanos
2.1.1) Os poetas gregos
2.1.2) Os pré-socráticos
2.1.3) Sócrates e os Sofistas
2.1.4) Platão
2.1.5) Aristóteles
2.1.6) Cícero e os juristas romanos
2.2. O tempo cristão: diálogos privilegiados com Santo Agostinho e Santo Tomás
2.2.1) Santo Agostinho
2.2.2) Santo Tomás
3.1. O discurso racional e contratualista dos modernos
3.1.1) Grocio
3.1.2) Hobbes
3.1.3) Pufendorf
3.1.4) Locke
3.1.5) Rousseau
3.1.6) Kant
3.1.7) Hegel
3.2. O cientificismo, o(s) positivismo(s) jurídico(s) e o problema da codificação
4.1. A frustrada tentativa de recuperação do direito natural
4.2. A agonia do normativismo kelseniano e o movimento culturalista do séc. XX: Reale, Cossio e Siches
SEGUNDA UNIDADE: UM PERCURSO ILUMINADO POR O PAGADOR DE PROMESSAS, DE DIAS GOMES
CAPÍTULO I: OS CAMPOS TEMÁTICOS DA FILOSOFIA DO DIREITO (ONTOLOGIA, “EPISTEMOLOGIA” E AXIOLOGIA JURÍDICA)
CAPÍTULO II: A FILOSOFIA DO DIREITO NO NOSSO TEMPO
1.1) Os problemas e desafios atuais da filosofia do direito
1.2) As respostas e as tendências atuais da filosofia do direito (Os esforços de reinvenção da filosofia prática?): a tópica jurídica (Viehweg), a nova retórica e a teoria da argumentação (Perelman, Alexy), a nova hermenêutica (Gadamer, Kaufmann), a semiótica jurídica (Peice, Saussurre, Wittgenstein), o principiologismo jurídico (Dworkin), o neoconstitucionalismo (Santiago Ariza), o procedimentalismo jurídico-discursivo (Habermas, Rawls, Alexy), o neocontratualismo (Rawls), o law and economics movement (Posner, Coase, Calabresi), os critical legal studies (Unger, Kennedy, Boyle) e as derivações da feminist legal theory (West, Butle, Cornell) e da critical race theory (Bell, Delgado), o racionalismo científico e a engenharia social (Popper, Albert, Pound), os alternativismos italiano e brasileiro (Barcelona, Andrade), o jurisprudencialismo (Castanheira Neves) e o law and literature movement (White, Ost, Nussbaum).
4.1) Ronald Dworkin
4.1) Richard A. Posner
A metodologia de trabalho consistirá na explanação em sala utilizando-se do pincel e quadro, com acompanhamento dos sumários de aula, os quais serão disponibilizados aos alunos sempre que possível antes da aula. Os sumários consistem no resumo das principais ideias que norteiam o curso, com indicação pontual dos autores cujas ideias filosóficas serão discutidas no curso, assim também com a indicação de bibliografias de apoio para o estudo de tais ideias e/ou autores.
A abordagem dos conteúdos em geral será iluminada pela utilização de obras filosófico-literárias que de modo exemplar estimulem, por meio do diálogo com as personagens da obra, a reflexão acerca dos problemas levantados pelo curso, conforme especificação no item seguinte.
Cada uma das provas da primeira e segunda unidade distribuirá os pontos da seguinte forma: 1,0 ponto para um exercício jurídico-literário da obra que ilustrará os estudos de cada unidade; 3,0 pontos para um trabalho original, feito em equipe e a partir de questões suscitadas pelos textos de apoio; 6,0 pontos para uma prova escrita que conterá três questões objetivas valendo 1,0 ponto cada e uma questão dissertativa valendo 3,0 pontos.
Os critérios de correção das questões dissertativas serão a riqueza do conteúdo, a objetividade e a clareza do texto, sendo certo que a resposta deverá conter, no máximo, 25 linhas; a correção dos trabalhos observará, para além dos critérios firmados para a questão dissertativa, a pertinência entre a argumentação, o conteúdo da aula referido e o caso pesquisado; tais trabalhos deverão ser entregues na data da prova e deverão ter entre 100 e 120 linhas digitadas na fonte 12, Times; os exercícios jurídico-literários terão, cada um, dez questões objetivas sobre a obra, cada uma delas valendo 0,1 ponto.
Graduação em Tecnologia em Segurança Pública
O conteúdo programático
UNIDADE I: A ORIGEM DO ESTADO E DO DIREITO E AS SUAS RELAÇÕES COM O MUNDO MORAL
1.1 A guerra de teorias explicativas do Estado e do direito
1.2 Os juspositivismos e jusnaturalismos antigos e modernos
1.3 O neocontratualismo atual e o esgotamento do dualismo entre direito natural e direito positivo
2.1 A história e os sistemas legais paraestatais
2.2 As narrativas fundadoras da justiça estatal e da ruptura com a autotutela jurídica
3.1. A depreciação das instituições públicas
3.2 As organizações paraestatais no mundo contemporâneo
3.3 Os movimentos e organizações sociais contemporâneos
4.1 A etimologia do termo ou a gramática do ethos
4.2 O objetivo e o alcance da vida ética
5 A RELAÇÃO ENTRE ESTADO, MORAL E DIREITO
5.1 O Estado, sua autonomia moral e seus limites jurídicos de atuação
5.2 O Direito, sua dimensão moral e seus desafios políticos
UNIDADE II: A CONSTRUÇÃO MODERNA, A RECONSTRUÇÃO ATUAL E OS DESAFIOS DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
1.1 O problema da liberdade política, a origem e os fundamentos da democracia
1.2 Os absolutismos jurídico-políticos e o problema da segurança jurídica
2.1 Qual democracia? Pode ela ainda nos salvar de todos os vícios do poder?
2.2 O “Estado democrático de direito” em tempos de “muitas leis e pouco direito”
3.1 A ideia de justiça na história
3.2 A imprescindibilidade da justiça para a legitimação do Estado e do direito
4.1 Do Estado liberal para o Estado social
4.2 A idade do pluralismo, da emancipação e do reconhecimento
4.3 A justiça política e a tutela dos direitos fundamentais da pessoa humana
5.1 As teorias da comunidade universal e a clássica noção de soberania
5.2 O problema atual do pluralismo moral e político: uma discussão entre liberalistas e comunitaristas acerca do universalismo e do particularismo da justiça.
O curso é realizado na modalidade EAD, asseguradas as ferramentas adequadas para sua realização, além de aulas presenciais de abertura e fechamento da disciplina. No que se refere às atividades presenciais, a metodologia empregada segue o padrão clássico de exposição e discussão da matéria com os alunos, garantindo uma efetiva participação dos mesmos na construção do saber acrescentando criticamente, aos “modelos” teóricos, suas vivências como profissionais e/ou sujeitos da segurança pública; no tocante às atividades a distância, a Plataforma Modle UFBA é animada por profissionais de design e de educação nessa modalidade de ensino, além de uma equipe de tutores treinados para o curso, vindos de diferentes áreas de formação e com grande experiência na utilização dos instrumentos de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Seja no modo presencial, seja a distância, o professor mobiliza estratégias pedagógicas da interface entre Educação & Literatura, valorizando não apenas as narrativas pessoais dos alunos, mas também aquelas consagradas pelo público no campo do romance, teatro e música, sempre no intuito de estimulá-los na reflexão sobre a nossa situação presente na imaginação de outros mundos possíveis.
A avaliação consiste na distribuição de diferentes atividades de leitura, reflexão, discussão pública e escrita, de maneira a desenvolver diferentes capacidades do aluno e que se entende como indispensáveis ao perfil do profissional e/ou estudioso da segurança pública. Assim é que se busca justificar a realizar dois fóruns de discussão sobre os temas desenvolvidos, valendo 15 (quinze) pontos cada um, mas também um questionário individual e dissertativo valendo 30 (trinta) pontos e uma prova presencial valendo 40 (pontos), perfazendo o total de 100 (cem pontos).