Posse da nova direção da Faculdade de Direito acontece com a inauguração de espaço cultural e em meio a homenagens a Celso Castro


Na próxima segunda-feira (23), tomarão posse como novo diretor e vice-diretor da Faculdade de Direito os professores Julio Cesar de Sá da Rocha e Francisco Bertino Bezerra de Carvalho. A cerimônia de posse terá início às 17h30, no novo Espaço Cultural Raul Chaves, que será inaugurado a partir das 17 horas, junto com o espaço Eugênio Lyra/NPJ. O encerramento será com a exibição da peça “A Descoberta das Américas”.

O Espaço Acadêmico Raul Chaves vai ser entregue totalmente modernizado, com funções de teatro e de cinema, cumprindo um dos sonhos mais perseguidos pelo diretor da FDUFBA nos últimos oito anos, professor Celso Castro: o aproveitamento dos espaços da Faculdade para o conjunto da Universidade e para sua integração com a sociedade.

No dia 19/10, Celso Castro presidiu a última reunião da Congregação no seu segundo mandato à frente da Faculdade de Direito, que completou 126 anos. Na ocasião, ele recebeu das mãos do professor aposentado Fernando Santana uma placa oferecida por todos os segmentos da comunidade acadêmica, com mensagem de reconhecimento pelo conjunto de obras e projetos implantados ao longo da sua gestão, que deram à Faculdade um visual completamente novo e repercussão internacional. Em resposta, o professor Celso Castro lembrou sua longa trajetória como aluno e professor da Casa, avaliando seu trabalho como “uma tentativa muito modesta de devolver à Universidade tudo o que ela lhe proporcionou na vida pessoal e profissional”.

A nova direção toma posse para a gestão no período de 2017 a 2021. O próximo diretor da FDUFBA, Julio Cesar de Sá da Rocha, é professor adjunto do Departamento de Estudos Jurídicos Fundamentais. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Doutorado Sanduíche – Tulane University e Pós-doutoramento com Antropologia pela UFBA. Foi vice-diretor (2014-2017) e atualmente, é vice-diretor Pro Tempore da Faculdade e professor do quadro permanente do mestrado e doutorado em direito da UFBA (PPGD).

Francisco Bertino Bezerra de Carvalho, que assume a vice-diretoria da Unidade, é professor adjunto do Departamento de Direito Público, Doutor, Mestre e Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em direito processual civil e em direito tributário. Advogado. Procurador Geral da OAB/BA gestão 2016-2018. Conselheiro Estadual da OAB/BA de 2016-2018. Procurador do Município do Salvador. Diretor Jurídico da Associação Nacional de Procuradores ANPM e Coordenador do Colegiado do curso de Direito da Faculdade de Direito da UFBA para biênio de 2016-2018.

Comentar


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *