Resumo
O projeto visa estudar, interdisciplinarmente, as interfaces entre Direito e Teatro. O estudo é importante para compreender que o Direito é parte da cultura, da linguagem e da sociedade. O objetivo é abordar as interfaces entre Direito, Literatura e Teatro, em especial na sua vertente “o direito na literatura”, abordando o teatro como expressão literária (o teatro como texto literário); assim, se a imaginação teatral desenvolve no espectador a habilidade que compreende nossa singularidade e a particularidade do mundo da vida, a imaginação jurídica desenvolve a excelência de uma ordem positiva do direito.
O conteúdo e a metodologia preconizarão um continuum permanente entre prática e teoria em Direito e Teatro, seja na dimensão pedagógica que investiga até onde o palco contribui com a excelência da aprendizagem jurídica, seja na dimensão hermenêutica que reflete se a racionalidade artística pode inspirar o raciocínio e a deliberação dos juristas, seja ainda na dimensão normativo-positiva para saber de que modo o direito pode assegurar o acesso ao teatro e ajudar na edificação de uma comunidade de espectadores e atores.
Palavras-chave
Direito e literatura; interpretação jurídica e teatral; teoria do direito.
Público-alvo
Juristas práticos, professores, estudantes e pesquisadores, assim como demais interessados nas culturas jurídica e artística.
Duração
Agosto de 2022 a Julho de 2023.
Resumo
O projeto, contrato pela Companhia de Gás da Bahia (BAHIAGÁS) e desenvolvido juntamente com a Profª Ana Paula Rocha do Bomfim, do Observatório da Pacificação Social da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, reúne atividades teóricas e práticas em ética e resolução alternativa de conflitos sociais, bem como serviço de consultoria, nos dois casos especificamente no âmbito empresarial.
Os trabalhos, neste caso específico, busca primeiramente oferecer uma formação sólida e atual no que diz respeito aos conceitos da vida ética e de seus fundamentos, quer os filosóficos, quer ainda os sociológicos; além disto, cuida também da formação teórica e dos membros da Comissão de Ética, CIPA, Ouvidoria e todos os colaboradores da Companhia; por fim o projeto, ao modo de uma consultoria, discutirá com a Comissão de Ética a reforma do Código de Conduta da BAHIAGÁS, elaborando e sistematizando o seu texto final.
Palavras-chave
Ética profissional; mediação de conflitos; código de ética; ética empresarial.
Público-alvo
Funcionários, diretores e conselheiros da Companhia de Gás da Bahia (BAHIAGÁS).
Duração
Dezembro de 2021 a Novembro de 2022.