AL-MUFTI, In’am. Educação e excelência: investir no talento. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003. p. 212-217.
AMAGI. Isao. Melhorar a qualidade do ensino escolar. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003. p. 218-220.
ANTUNES, Fátima. Os locais das escolas profissionais: novos papéis para o Estado e a europeização das políticas educativas. In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001. p. 163-208.
ARAÚJO, Alberto Filipe. O simbolismo do “mito do paraíso” na Utopia de Tomas More. In: DIAS, José Ribeiro et alii. Educação e utopia. Braga: Universidade do Minho, 1996. p. 55-83.
ARAUJO, Alberto Filipe; ARAÚJO, Joaquim Machado. Amaurota entre o mito e a utopia da cidade ideal. In: ARAÚJO, Alberto Filipe; MAGALHÃES, Justino (Orgs.). História, educação e utopia II. Braga: Universidade do Minho, 1998. p. 61-95.
ARAÚJO, Joaquim Machado. Valores e educação na metáfora da viagem. In: DIAS, José Ribeiro; ARAÚJO, Alberto Filipe. Filosofia da Educação: temas e problemas. Minho: Universidade do Minho, 1998. p. 297-308.
BACKER, Larry Catá. Internationalizing the american law school curriculum (in light of the carnegie foundation’s report). In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008. p. 49-112.
BARCELLONA, Pietro; HART, Dieter; MÜCKENBERGER, Ulrich. La formación del jurista: capitalismo monopolistico y cultura jurídica. Traducción Carlos Lasarte. Madrid: Editorial Civitas, 1997.
BARRETTO, Vicente. Sete notas sobre o ensino jurídico. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979. p. 73-86.
BASTOS, Aurélio Wander. Ensino e jurisprudência: notas críticas (1). In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979. p. 87-98.
BEITRAG, Kurzer. Für eine europäische juristenausbildung. Juristem JZ Zeitung. Tübingen, p. 911-912, 1990.
BELLINTANI, Guilherme Cortizo. O investimento em educação como fator de desenvolvimento: as justificativas em torno da expansão do ensino superior. In: MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues et alli (Orgs). Educação, cultura e direito: coletânea em homenagem a Edivaldo M. Boaventura. Salvador: EDUFBA, 2005. p. 770-782.
BERNARDES, Hugo Gueiros. O ensino jurídico e o método: graduação e pós-graduação. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979. p. 99-106.
BIDART, Adolfo Gelsi. Cuestiones de cultura y enseñanza. Montevideo: Ediciones Jurídicas, [s.d].
BRASIL. Estatutos do Visconde da Cachoeira. 2março1825. Regulamenta os Cursos Jurídicos criados pelo Decreto de 9 de janeiro de 1825. Imprensa Nacional/Tipografia Nacional. Rio de Janeiro, Coleção das Leis do Império do Brasil de 1827, parte primeira, 1828, p. 7/39.
CANDEIAS, António. Processos de construção da alfabetização e da escolaridade: o caso português. In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001. p. 23-89.
________. Utopias, hipocrisias e educação. In: ARAÚJO, Alberto Filipe; MAGALHÃES, Justino (Orgs.). História, educação e utopia II. Braga: Universidade do Minho, 1998. p. 45-52.
CARBONNIER, Jean. A parte do direito na angústia contemporânea. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979. p. 55-66.
CARNEIRO, Ivana Libertadoira Borges. A antropologia filosófica: a educação como elemento fundante do homem. Salvador: JusPodivm/Faculdade Baiana de Direito, 2010.
CARNEIRO, Roberto. Educação e comunidades humanas revivificadas: uma visão da escola socializadora do novo século. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003. p. 221-224.
CARVALHO, Adalberto Dias de. A dimensão filosófica dos projectos educativos. In: DIAS, José Ribeiro; ARAÚJO, Alberto Filipe. Filosofia da Educação: temas e problemas. Minho: Universidade do Minho, 1998. p. 113-118.
CENDALES, Lola; POSADA, Jorge. A questão pedagógica na educação popular. In: GARCIA, Pedro Benjamim et alii. O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade. Tradução Jorge Vicente Muñoz e Cristiane Menezes Muñoz. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, 1994. p. 115-118.
CHAUÍ, Marilena. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP, 2001.
CHAVES, Simone Miranda. Ensino superior: entre a inovação e a tradição. In: Olhares, (UNIJORGE), (NPPD). Salvador, nº1, 2009. p. 34-39.
CHUNG, Fay. Educação na África atual. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003. p. 225-227.
COELHO, Inocêncio M. A reforma universitária e a crise do ensino jurídico. In: Ensino Jurídico, 1978-1979, Brasília. Anais dos Encontros da UnB. Brasília: Editora UnB, 1979. p. 131-144.
CORAGGIO, José Luis. Educação para a participação e a democratização. In: GARCIA, Pedro Benjamim et alii. O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade. Tradução Jorge Vicente Muñoz e Cristiane Menezes Muñoz. Rio de Janeiro: Relume-Dumara. p. 89-104, 1994.
CORREA, Luz María Martínez de. Paradigmas filosóficos de la educación: una aproximación idealista y realista de la educación. Fronesis/Revista de Filosofia Jurídica Social y Política. Maracaíbo, v. 7, nº 3, p. 115-146, dez. 2000.
CORREIA, José Alberto; MATOS, Manuel. Da crise da escola ao escolocentrismo. In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001. p. 91-117.
CORTESÃO, Luiza. Guliver entre gigantes: na tensão entre estrutura e agência, que significados para a educação? In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001. p. 277- 300.
CORTINA, Adela. Autoridad, responsabilidad y libertad en el proceso educativo. In: OLLERO, Andrés (Coord.). Valores en una sociedad plural. Madrid: Fundación para el Análisis y los Estudios Sociales, 1999. p. 149-172.
COSTA, Mário Júlio de Almeida. O Direito (Cânones e Leis). In: Universidade de Coimbra. História da Universidade em Portugal. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, [s.d]. v. I, tomo I, p. 823-834.
COSTA, Mário Júlio de Almeida; MARCOS, Rui de Figueiredo. Reforma Pombalina dos Estudos Jurídicos. Boletim da Faculdade de Direito. Coimbra, v. LXXV, p. 67-98, 1999.
DANTAS, San Tiago. A educação jurídica e a crise brasileira. Brasília: Editora UnB, 1979. p. 47-54. (Anais dos Encontros de Ensino Jurídico da UnB, 1978-1979).
________. Renovação do direito. Brasília: Editora UnB, 1979. p. 37-45. (Anais dos Encontros de Ensino Jurídico da UnB, 1979).
DIAS, José Ribeiro. Educação e utopia na vida de Tomás Moro. In: DIAS, José Ribeiro et alii. Educação e utopia. Braga: Universidade do Minho, 1996. p. 7-31.
DOMMANGET, Maurice. Os grandes socialistas e a educação: de Platão a Lenine. Tradução Célia Pestana. Braga: Europa-América, 1974.
EBY, Frederick. História da educação moderna: (séc. XVI/séc. XX), teoria, organização e prática educacionais. Tradução Maria Ângela Vinagre de Almeida et alli. 2. ed. Porto Alegre: Editora Globo/MEC, 1976.
FARIA, José Eduardo. O ensino jurídico e a função social da dogmática. Brasília: Editora UnB, 1979. p. 107-117. (Anais dos Encontros de Ensino Jurídico da UnB, 1978-1979).
FERRAZ JR., Tércio Sampaio. O ensino jurídico. Brasília: Editora UnB, 1979. p. 67-71. (Anais dos Encontros de Ensino Jurídico da UnB, 1979).
FOULQUIÉ, Paul. A Igreja e o ensino no decorrer dos séculos. In: FOULQUIÉ, Paul. A Igreja e a educação com a encíclica sôbre a educação. Tradução Maria das Dores Ribeiro de Figueiredo e Castro. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1957. p. 9-102.
FULLAT I GENÍS, Octavi. Dos modelos antropológicos de la educación. In: DIAS, José Ribeiro; ARAÚJO, Alberto Filipe. Filosofia da Educação: temas e problemas. Minho: Universidade do Minho, 1998. p. 161-264.
GARCÍA Y GARCÍA, Antonio. Los estudios jurídicos en la universidad medieval. In: GARCÍA Y GARCÍA, Antonio. Estudios sobre la canonistica portuguesa medieval. Madrid: Fundacion Universitária Española, 1976. p. 17-94.
GAUTHIER, Jacques. Interdisciplinaridade e complexidade. Olhares/Revista do NPPD-UniJorge. Salvador, nº 1, p. 13-20, 2009.
GENOVESI, Giovanni. La dimensione utopica della storia e dell’educazione: alcune riflessioni sulla ricerca storico-educativa In: ARAÚJO, Alberto Filipe; MAGALHÃES, Justino (Orgs.). História, educação e utopia II. Braga: Universidade do Minho, 1998. p. 25-44.
GEREMEK, Bronislaw. Coesão, solidariedade e exclusão. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003. p. 228-232.
GROSSMAN, Claudio. Building the world community through legal education. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008. p. 21-35.
GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a pesquisa jurídica: teoria e prática. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.
JAEGER, Werner W. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução Artur M. Parreira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
________. Cristianismo primitivo e paidéia grega. Tradução Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 2002.
KENNEDY, Duncan. Legal education and the reproducion of hierarchy: a polemic against the system. New York: New York University Press, 2004.
KLABBERS, Jan. Reflections on globalization and university life. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008. p. 7-19.
KORNHAUSER, Aleksandra. Criar oportunidades. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003. p. 233-239.
KOVACIC-FLEISCHER, Candace Saari. Maternity leave laws in the United States in the light of european legislation. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008. p. 129-148.
________. Metodologia do ensino jurídico e sua história: Idade Média – a Escolástica. In: LOPES, José Reinaldo de Lima. O direito na história: lições introdutórias. São Paulo: Max Limonad, 2002. p. 113-140.
________. Metodologia e ensino do direito: a modernidade. In: LOPES, José Reinaldo de Lima. O direito na história: lições introdutórias. São Paulo: Max Limonad, 2002. p. 213-233.
MAGALHÃES, António M. O síndroma de Cassandra: reflexividade, a construção de identidades pessoais e a escola. In: STOER, Stephen R; CORTESÃO, Luiza; CORREIA, José A (Orgs.). Transnacionalização da educação: da crise da educação à “educação” da crise. Porto: Afrontamento, 2001. p. 301-337.
MAGALHÃES, Justino. História, educação e utopia. In: ARAÚJO, Alberto Filipe; MAGALHÃES, Justino (Orgs.). História, educação e utopia II. Braga: Universidade do Minho, 1998. p. 15-24.
MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução Gaetano lo Monaco. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MANLEY, Michael. Educação, autonomização e reconciliação social. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003. p. 240-242.
MANSO, Artur. Algumas questões da educação na sociedade actual: violência na escola e educação moral e cívica. In: DIAS, José Ribeiro; ARAÚJO, Alberto Filipe. Filosofia da Educação: temas e problemas. Minho: Universidade do Minho, 1998. p. 286-296.
MARCOS, Rui Manuel de Figueiredo. A primeira república e a reforma dos estudos jurídicos na Faculdade de Direito de Coimbra. Boletim da Faculdade de Direito. Coimbra, nº LXXXV, p. 57-71, 2009.
MARQUES, Mário Reis. Ciéncia e acção: o poder simbólico do discurso jurídico universitário no período do ius commune. Anuário del Departamento de História. Madrid, v. III, p. 109-118, 1991.
MATTA, Alfredo E. Rodrigues et alii. Educação, cultura e direito: coletânea em homenagem a Edivaldo M. Boaventura. Salvador: Editora da UFBA, 2005.
MAXEINER, James R. Integrating practical training and professional legal education. In: KLABBERS, Jan; SELLERS, Mortimer (Edits.). The Internationalization of Law and Legal Education. New York: Springer, 2008. p. 37-48.
MAZA E, Gonzalo de la. Abrir janelas para o futuro: cinco reflexões sobre alianças para a educação popular. In: GARCIA, Pedro Benjamim et alii. O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade. Tradução Jorge Vicente Muñoz e Cristiane Menezes Muñoz. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, p. 9-19, 1994.
MEJÍA, Marco Raúl. Educação e política: fundamentos para uma nova agenda latino-americana. In: GARCIA, Pedro Benjamim et alii. O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade. Tradução Jorge Vicente Muñoz e Cristiane Menezes Muñoz. Rio de Janeiro: Relume-Dumara, 1994. p. 45-88.
MONSTONE, K. Notas sobre mi mesmo. In: MONSTONE, K. Impro: improvisación y el teatro. Santiago do Chile: Quatro Vientos Editorial, 2000. p. 1-21.
NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano: uma perspectiva asiática. In: DELORS, Jacques et alii. Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI. 8. ed. São Paulo/Brasília: Cortez/MEC/UNESCO, 2003. p. 257-267.
NOVA ESCOLA/A Revista do Professor. Grandes pensadores: a história do pensamento pedagógico no Ocidente pela obra de seus maiores expoentes. São Paulo: Editora Abril, 2004.
NUSSBAUM, Martha C. El cultivo de la humanidad: uma defensa clásica de la reforma em la educación liberal. Traducción Juana Pailaya. Barcelona: Andres Bello, 2001.
______. Sin fines de lucro: por qué la democracia necesita de las humanidades. Traducción María Victoria Rodil. Buenos Aires: Katzeditores, 2012.
______. Lawyer for humanity: theory and practice in ancient political thought. Nomos, New York, n. 37, p. 181-215, 1995.